Microbiografias do Isolamento nasceu da tentativa de dar continuidade ao processo criativo do espetáculo Ensaios Para Clarice durante o isolamento social. Essa experiência nos convocou a rever nossos procedimentos criativos para manter uma rotina de ensaios. Aos poucos, o cotidiano das artistas Cristiane Santos e Valquiria Vieira, em fricção com a obra de Clarice Lispector foi desenhando novas possibilidades para esse processo.
Das relações que foram se estabelecendo entre os estados corporais no cotidiano em isolamento, o olhar criativo para o espaço-casa e a câmera, que a princípio tinha a função de registrar o processo, surgiu o impulso de experimentar para o vídeo. Embora, a câmera seja uma aliada antiga das criações da Cia Corpocena, sempre operou como parceira da construção dramatúrgica, a partir do estudo dos registros de ensaios. Pela primeira vez, se desdobra em um estudo de linguagem organizado em # 9 episódios, que tem como compromisso a busca pelas sutilezas poéticas no cotidiano em tempos de pandemia.
Microbiografias do Isolamento não tem a pretensão de propor linguagens, é o modo que encontramos de nos mantermos vivas e curiosas pelo fazer em arte. Tampouco, se trata de uma adaptação ou releitura de Ensaios para Clarice para o vídeo, mas de um registro dos corpos das artistas em busca de criar potência em um contexto completamente novo. Nesse sentido, a obra de Clarice Lispector nos impulsiona a olhar para o cotidiano com curiosidade e espanto, encarando o mistério que é vida.
Ficha Técnica
Concepção e performance: Cristiane Santos e Valquiria Vieira
Captação de imagens: Claudio Borici Jr e Tatiane Santos
Edição Áudio e Vídeo: Claudio Borici Jr
Comments